Próteses Auditivas: Como profissionais da saúde, nós enquanto fonoaudiólogos, devemos sempre nos lembrar da importância da ESCUTA do paciente no processo da anamnese e de toda as etapas que a a seleção e adaptação de aparelhos auditivos englobam.
Muitas vezes ouvimos pouco, na ânsia de resolvermos com rapidez e eficiência, as queixas do nosso paciente e deixamos de lado questões muito importantes que o paciente gostaria que levássemos em consideração nessa escolha ideal dos dispositivos eletrônicos – próteses auditivas.
Levar em consideração os parâmetros auditivos é fundamental (grau e tipo de perda auditiva, assim como sua configuração, etiologia, tempo de privação, anatomia e etc), porém também é importante e, não menos fundamental, entendermos a história de quem está por detrás dos dados audiológicos.
Nosso paciente tem expectativas quanto ao processo de reabilitação das próteses auditivas, tem sua rotina já estabelecida e suas exigências são muito individuais e, na maioria das vezes, peculiares.
É no ato da escuta que podemos conhecer melhor esses dados que serão ferramentas importantes para o êxito de todo o processo desde a seleção até a adaptação das próteses auditivas.
O melhor aparelho auditivo para determinado paciente nada mais é que aquele dispositivo que foi selecionado levando em consideração os critérios audiológicos e suas individualidades. Para fazermos esse link, a ESCUTA ainda é a melhor receita e o caminho para obtermos êxito no tratamento.
Alguma dúvida?? Conte conosco! Entre em contato!
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Equipe On Aparelhos Auditivos!
Fgª Drª Nádia Sperandeo