Surdez: Com o passar dos anos, a necessidade de escutar algo pelos seus aparelhos móveis, se tornou cada vez maior. Você com certeza já viu, seja no ônibus, na escola, ou no trabalho, diversas pessoas utilizando fones de ouvidos, sendo possível mesmo a distância, até escutar o que a pessoa está escutando. Apesar da grande utilidade e praticidade dos fones, é preciso saber que sim, usá-los de forma errada ou exagerada pode causar surdez.
Mas a pergunta que fica é: ”Como os fones de ouvido podem danificar minha audição?”
A resposta é simples, não são os fones e sim o volume que traz problemas para o nosso organismo. Quando muito forte, o som fornecido pelo dispositivo utilizado, pode causar uma lesão na célula ciliada do ouvido interno, que, inicialmente consegue se recuperar, porém lesões consecutivas causam deficiência auditiva, que chamamos de “Perda Auditiva Induzida por Ruído”. Entretanto, essa perda de audição induzida por ruído, não é causada somente por fones de ouvido. Diversas outras fontes sonoras que temos no nosso cotidiano, que causam ruído, vão danificando a nossa capacidade de ouvir.
Como acontece?
Para saber como podemos proteger nossa audição, primeiro precisamos saber o que causa a perda auditiva induzida por ruído: A intensidade do som, ou seja, o nível do volume para qual o seu ouvido está exposto e o tempo de exposição, que é a quantidade de tempo que se está usando os fones, são os principais fatores.
Para entender mais, é preciso analisar alguns dados: Segundo a norma regulamentadora 15 (NR 15), estipula-se um limite máximo de 85 decibels para uma exposição de oito horas diárias ao ruído contínuo ou intermitente. Entretanto, de forma saudável, o nível máximo considerado aceitável varia em torno de 35-60 decibels.
Prevenção
Com isso, em prol de reduzir esse ruído e evitar essa possível perda de audição futura, devemos mudar já. Primeiramente, devemos nos atentar sempre ao volume em que escutamos nossas músicas, vídeos ou filmes, para que, assim, estejamos sempre no limite estipulado. Outra forma de se prevenir, pode ser usando uma regra simples sugerida por alguns especialistas chamada de 60-60. que consiste basicamente em não utilizar o fone de ouvido por mais de uma hora, em um volume acima de 60%. Evite também utilizar os fones para dormir, para que não haja uma exposição prolongada, e, em casos de ambientes muito barulhentos, opte por fones que protejam mais seus ouvidos por meio do cancelamento do ruído.
Essas dicas vêm apenas como uma forma de tentar minimizar os riscos da perda auditiva ou surdez, mas isso não significa que recomendamos a não utilização dos fones de ouvidos, e sim um cuidado maior sobre eles para prevenir qualquer tipo de lesão.
Entre em contato conosco!
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Por: João Luca Soares Pinto