Várias dúvidas surgem sobre os sintomas associados à perda auditiva. Dificuldade de compreensão de fala, zumbido e intolerância para determinados sons podem ser sintomas de perda auditiva.
Popularmente, o primeiro, e muitas vezes o único sintoma relacionado a diminuição da audição é a baixa compreensão de fala, seja em ambientes silenciosos ou com ruído. Além disso, popularmente é comum que esse sintoma esteja associado apenas ao público idoso, o que é um equívoco.
Ainda, em alguns casos, antes mesmo da dificuldade auditiva e de compreensão de fala se estabelecerem, outros sintomas podem estar presentes e muitas vezes são negligenciados como um alerta que a perda da audição possa estar se instalando ou que já esteja até mesmo instalada.
A dificuldade de compreensão de fala, principalmente em ambientes silenciosos, normalmente acontece apenas em casos que a perda auditiva já está instalada há algum tempo e está em um grau de classificação avançado. Pessoas com perda auditiva de grau moderado, por exemplo, conseguem ouvir conversas com vozes mais altas, em ambientes silenciosos, sem nenhuma dificuldade.
A incapacidade de compreensão de fala, em lugares silenciosos, será percebida apenas em pessoas que já estejam com um grau de perda auditiva moderadamente severo, grau esse de bastante preocupação. Pacientes, por exemplo, com uma perda auditiva leve, espera-se que não tenham dificuldade de compreensão de fala no silêncio e uma leve dificuldade no ruído.
Outro sintoma que pode indicar uma perda auditiva é o zumbido, conhecido também pelo nome de “tinnitus”. O zumbido pode estar associado a várias doenças, no entanto está principalmente relacionado a alterações relacionadas à via auditiva. No caso de indivíduos com perda auditiva, o zumbido também está presente em 60% a 86% dos casos.
A intolerância e uma sensibilidade aumentada frente alguns sons também são sintomas da perda auditiva. É comum ouvirmos relatos de pessoas julgarem não ter perda de audição, pois sentem desconforto para determinados sons e “ouvem até demais”. Contudo, infelizmente, essa afirmativa não é verdadeira. Essa intolerância é causada pela sensação alterada de intensidade do som, que por sua vez, é consequência e indicativo de um mau funcionamento das células da cóclea.
Portanto, a necessidade de ficar alerta em todos os sintomas da perda auditiva é essencial. Procurar um profissional experiente em saúde auditiva apenas quando a dificuldade de compreensão de fala aparecer pode ser arriscado. Por isso, avaliações e exames periódicos de audição são fortemente recomendados por instituições tanto nacionais e internacionais, como por exemplo a própria Organização Mundial de Saúde.
Faça exames auditivos regularmente, evite exposição a ruído intensos, caso não seja possível, use protetores auriculares, procure profissionais capacitados para avaliar e cuidar da sua audição. Seu eu do futuro agradece.
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista”.
www.onaparelhosauditivos.com.br
Fgª Déborah Aurélio Temp
Crfa 2-2420
Pós-graduanda em Seleção e Adaptação de Dispositivos Auxiliares de Audição
Mestranda em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação (UNICAMP)