O processo de reabilitação auditiva é mais complexo do que apenas colocar um aparelho no ouvido, ouvir tudo regularmente e seguir a vida normalmente. Esse processo envolve adaptação, paciência e, principalmente, apoio das pessoas ao redor. Ter amigos e familiares por perto tem papel fundamental e decisivo no sucesso do tratamento. Afinal, reaprender a ouvir ou se adaptar a um novo jeito de se comunicar pode ser desafiador, e ninguém precisa enfrentar isso sozinho.
O apoio emocional faz toda a diferença, já que receber o diagnóstico de perda auditiva não é fácil. É comum que muitas pessoas se sintam frustradas, inseguras e até isoladas. É nesse momento que a presença da família e dos amigos se torna essencial. Demonstrar compreensão, paciência e incentivo pode ajudar bastante nessa jornada. Muitas pessoas demoram a aceitar o uso de aparelhos auditivos, seja por preconceito, medo da mudança ou simplesmente por achar que “não precisam tanto assim”. Ter alguém por perto que encoraje e mostre os benefícios desse processo pode tornar tudo mais leve e saudável.
Realizar pequenos ajustes na comunicação diária tem um papel fundamental nessa jornada. Quem está passando por uma reabilitação auditiva precisa reaprender a interpretar os sons e, muitas vezes, desenvolver novas formas de comunicação. Amigos e familiares podem ajudar bastante adotando algumas atitudes simples, como:
- Falar de frente para a pessoa, sem cobrir a boca;
- Falar com calma, sem gritar ou acelerar demais;
- Evitar ambientes muito barulhentos, sempre que possível;
- Ter paciência para repetir algo, se necessário.
Essas ações podem parecer simples, mas esses pequenos gestos fazem total diferença para que uma comunicação efetiva aconteça.
O incentivo da família e de amigos para que a socialização ocorra naturalmente também é fundamental. Muitas pessoas com perda auditiva acabam se isolando, seja por receio de não entender as conversas, achar que vão atrapalhar ou até mesmo por vergonha. Tornar o ato de socializar um momento acolhedor, de segurança, respeito e empatia é muito importante para quem está começando um processo de reabilitação auditiva. O excesso de expectativas e uma cobrança por um desempenho acima do esperado também devem ser deixados de lado, pois atrapalham bastante, principalmente o emocional, de quem tem alguma dificuldade auditiva.
Além disso, a motivação para a adaptação e a continuidade do tratamento é tão importante quanto. A adaptação a um aparelho auditivo não acontece do dia para a noite. No começo, pode ser desconfortável, estranho e até mesmo frustrante. O incentivo das pessoas próximas é fundamental para que a pessoa não desista no meio do caminho. O apoio e proximidade com o fonoaudiólogo também trará segurança e bem estar para a continuidade do tratamento.
Estudos mostram ainda que a participação ativa da família ou amigos nas consultas são fundamentais, pois essa atitude ajudará a rede de apoio entender as dificuldades e limitações do tratamento, bem como promover um ambiente acolhedor, de apoio e confiança. É papel fundamental também dessa rede de apoio o monitoramento e feedback das evoluções ou dificuldades de quem está passando pelo processo de reabilitação auditiva. Essas informações ajudarão o profissional da saúde a ser mais preciso e assertivo em suas condutas.
A reabilitação auditiva é um caminho cheio de desafios, mas que pode ser muito mais fácil com o apoio das pessoas certas. Família e amigos têm um papel fundamental nesse processo, ajudando não só na comunicação, mas também na parte emocional e na motivação para seguir em frente. Pequenos gestos de paciência, compreensão e afeto podem transformar essa experiência, tornando-a mais leve e positiva. Afinal, todo mundo merece uma comunicação efetiva, plena e sem dificuldades.
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista”.
Fga Beatriz Castanheira Morelli
CRFa 2-20070
e
Fga Déborah Aurélio Temp
CRFa 2-22420