A perda auditiva induzida por ruído ou PAIR é aquela causada por exposição a ruídos de forte intensidade. É uma das causas mais comuns de perda auditiva.
Compreende-se por ruído um som desagradável ou indesejável que interfere na percepção do som desejado. O ruído provoca efeitos nocivos no ser humano e quando em excesso pode lesar consideravelmente as vias auditivas desde a membrana timpânica até o sistema nervoso central.
Ruídos a partir de 85dB são considerados lesivos ao sistema auditivo e podem causar uma lesão coclear irreversível. Esta lesão será mais importante quanto mais forte for o ruído, o que é razoavelmente comum em ambientes industriais como metalúrgicas, teares, banco de provas de motores e etc. Entretanto, não podemos nos esquecer que muitas vezes até mesmo nossas atividades de laser podem envolver a presença de ruído, como quando vamos a uma festa ou a um show de rock.
O indivíduo que fica exposto continuamente ao ruído pode apresentar uma série de sintomas auditivos e extra auditivos e algumas vezes o ruído pode ser responsável por favorecer acidentes de trabalho. Veja alguns exemplos de sintomas causados pelo ruído:
- perda auditiva
- dificuldade de compreensão de fala
- zumbido
- intolerância a sons intensos
- cefaleia, tontura, irritabilidade e problemas digestivos, entre outros.
O ouvido pode ser lesado a depender da intensidade do ruído, tempo de exposição e suscetibilidade individual. Na tabela abaixo podemos observar os limites de tolerância de acordo com os níveis de ruído.
Limites de Tolerância para ruído contínuo ou intermitente – Nível de ruído (dB)/Máxima exposição diária permissível
- 85 / 8 horas
- 86 / 7 horas
- 87 / 6 horas
- 88 / 5 horas
- 89 / 4 horas e 30 minutos
- 90 / 4 horas
- 91 / 3 horas e 30 minutos
- 92 / 3 horas
- 93 / 2 horas e 30 minutos
- 94 / 2 horas
- 95 / 1 hora e 45 minutos
- 98 / 1 hora e 30 minutos
- 100 / 1 hora
- 102 / 45 minutos
- 104 / 35 minutos
- 105 / 30 minutos
- 106 / 25 minutos
- 108 / 20 minutos
- 110 / 15 minutos
- 112 / 10 minutos
- 114 / 8 minutos
- 115 / 7 minutos
A única forma de evitar a PAIR é a prevenção. Os protetores auriculares tem por objetivo reduzir a intensidade do ruído e devem ser utilizados adequadamente. Para cada intensidade de ruído ha um tipo de protetor recomendado. O ideal é que este seja utilizado durante todo o tempo de exposição.
Lembre-se este tipo de perda auditiva é irreversível e pode ser evitada. Evite o uso de fone de ouvidos em intensidade máximo e por períodos prolongados, não fique em ambientes com ruídos forte sem o uso do protetor auditivo recomendado.
Se você já tem uma perda auditiva causada por ruído o tratamento consiste no uso de aparelhos auditivos. Os aparelhos irão corrigir os limiares danificados pelo ruído devolvendo a audibilidade e também poderão tratar o zumbido que comumente acompanha este tipo de perda auditiva.
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024