Zumbido: Um grupo de pesquisadores de Taiwan recentemente publicou um artigo com os achados a respeito de uma potencial correlação entre o risco de desordens cocleares, especialmente presença de zumbido em paciente com história de enxaqueca.
Os pesquisadores realizaram um levantamento da incidência de patologias cocleares como presença de zumbido, perda auditiva neurossensorial e surdez súbita em 1056 indivíduos diagnosticados em seu banco de dados com enxaqueca entre os anos de 1996 e 2012.
Dos 1056 pacientes identificados com enxaqueca, 672 eram mulheres e 384 homens. A média de idade foi 36,7 anos. Os resultados mostraram que, em comparação com o grupo sem enxaqueca, a razão de risco bruto para distúrbios cocleares nos indivíduos com enxaqueca foi de 2,83 , e a razão de risco ajustada foi 2,71 . Além disso, a incidência de distúrbios cocleares foi de 81,4 por 1 milhão de pessoas-ano para o grupo com enxaqueca, e 29,4 por 1 milhão de pessoas-ano para o grupo sem enxaqueca.
Os autores concluíram que o risco de desordens cocleares especialmente zumbido, foi significativamente maior em indivíduos portadores de enxaqueca.
O achado deste estudo se torna mais alarmante se considerarmos os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma que 90% da população mundial sofre com enxaqueca e desse total 70% são mulheres. A maioria demora a descobrir como controlar as dores, que realmente interferem muito na qualidade de vida. Segundo a OMS, os casos crescem a cada ano e estão diretamente ligados ao número de pessoas que sofrem de estresse e ansiedade. A enxaqueca é uma crise de dor de cabeça que pode durar por horas ou até mesmo dias, sempre acompanhada de algum sintoma, como enjoo, vômito, sensibilidade excessiva a luz, barulhos e cheiros.
Considerando todos esses riscos ao menor sinal de crises de enxaqueca o paciente deve procurar atendimento médico multidisciplinar e ficar atento a sintomas associados como os auditivos a fim de garantir a manutenção da qualidade de vida.
Fonte: Hwang JH, et al. Association of Tinnitus and Other Cochlear Disorders With a History of Migraines. JAMA Otolaryngology Head & Neck Surgery. 2018 Jul 12.
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024