Audição: A Organização Mundial da Saúde (OMS), vem trabalhando para que a audição seja protegida daqueles sons que são prejudiciais a nossa saúde auditiva.
Sabemos que se ficarmos expostos a sons com intensidades altas por um longo período de tempo os prejuízos podem ser a deficiência auditiva e o zumbido.
“Make Listening Safe workgroup”, que significa mantenha a audição segura no ambiente de trabalho é uma ação da OMS, um marco no fórum mundial da audição, com o objetivo de proteger a saúde auditiva do indivíduo.
Sabemos que hoje a exposição de oito horas por dia, com 85dB (decibéis) em média, pode levar a pessoa ter uma perda auditiva por ruído, a qual é irreversível.
A população, segundo a OMS, encontra-se em risco. Veja abaixo:
1) Aproximadamente 16% da deficiência auditiva em adultos está relacionada a atividades ruidosas;
2) 1,1 bilhão de adolescentes e adultos no mundo estão em risco de ter a deficiência auditiva, pois falta segurança no uso de instrumentos auditivos personalizados, como exposição a níveis de sons prejudiciais em locais de diversão.
3) Temos 6% da população mundial com perda de audição, sendo em média 466 milhões de pessoas.
Desde 1971 vem sendo criadas normas sobre ruídos na indústria. Após as normas de exposição a ruídos no trabalho, desde 2010 até agora, novas normas têm sido desenvolvidas para proporcionar as pessoas o uso seguro de sistemas de som.
• Em 2010, a International Technical Commission (ITC) publicou a primeira norma IEC 62368-1 em vídeo e áudio (O nível de saída de aparelho de som pessoal, para uma saída que esteja abaixo ou igual a 85 (dB) é considerado seguro).
• Em 2018 tivemos a nova diretriz da ITU e OMS (WHO), H.870: a quantidade de som semanal de headphones e protetores auriculares relacionados a aparelhos de som personalizados deveria ser limitada ao equivalente a 75 ou 80 (dB) para 80 horas por semana.
• Desde outubro de 2019 encontra-se disponível essa função, quantidade de exposição de som semanal no aplicativo de saúde no iPhone.
O importante de todas essas medidas é prevenir a lesão na audição, um dos sentidos mais importantes do indivíduo.
Fga. Luciane V. Neves Dias