Aparelho Auditivo: Normal não é!!!Isso pode acontecer, mas não pode ser considerado um evento comum.
Muitas vezes nos deparamos com pessoas que desistiram do uso do aparelho por causa desse som inconveniente ou, ainda, se negam a começar o uso por medo de que isso aconteça. Primeiro vamos compreender o que significa esse som, esse apito que pode acontecer com o aparelho auditivo na orelha do indivíduo.
Esse apito é microfonia, e ele ocorre porque o som amplificado pelo aparelho por algum motivo está escapando e alcançando o microfone dele. Portanto, precisamos compreender porque ele ocorre para poder evitar.
Vou listar algumas causas:
– Problemas no molde: Se você usa molde de silicone ou acrílico e o seu aparelho está apitando, provavelmente, este molde está folgado e precisa ser refeito. A reposição de moldes em adultos precisa ser realizada no mínimo anualmente e, em crianças, a necessidade da troca depende da idade e da velocidade do crescimento, ou seja, crianças muito pequenas trocam molde mais frequentemente.
– Colocação inadequada: Seja com molde ou oliva, se o aparelho não estiver adequadamente encaixado ele pode ter microfonia, portanto peça ajuda para o fonoaudiólogo e verifique se o encaixe está correto.
– Escolha inadequada da oliva: Se você utiliza um aparelho auditivo com receptor no canal e, ao invés de molde, possui uma oliva de silicone, pode ser que esta oliva seja menor do que o necessário para o seu grau de perda. A escolha do tamanho da oliva depende do grau da perda auditiva, quanto maior a perda, maior a oliva, pois será maior a necessidade de oclusão do ouvido para evitar que o ganho fornecido pelo aparelho escape. Essa informação é muito importante, pois é bem comum recebermos pacientes que trocaram a oliva sem orientação do fonoaudiólogo, escolheram o tamanho pensando apenas no conforto e estão sofrendo com a microfonia.
– Cerúmen no ouvido: Muitas vezes o excesso de cerúmen forma uma barreira no conduto e o som amplificado bate nesta barreira e retorna, escapando e alcançando o microfone. Portanto, se você tem tendência a acumular cera, tenha o hábito de consultar um otorrinolaringologista para fazer a limpeza periodicamente.
– O tubo de som está entupido: Para os aparelhos auditivos que contam com o tubo de silicone, precisamos observar se não há alguma obstrução dentro do tubo que esteja funcionando como barreira para o som amplificado. Estes tubos precisam ser limpos com certa regularidade, solicite que o fonoaudiólogo te ensine a realizar essa limpeza de forma adequada.
– Ajustes no aparelho: se todas as alternativas anteriores forem excluídas e, ainda assim, o aparelho continuar apitando, pode ser que exista um problema na regulagem que esteja contribuindo para esse problema. Portanto, o ideal será rever a regulagem. Existem boas práticas na adaptação de próteses auditivas que devem ser consideradas para o ajuste do aparelho, não aceite ajustes que não sigam estas boas práticas entre elas a verificação eletroacústica e o mapeamento de fala. Não podemos considerar normal um ajuste baseado apenas na impressão do paciente sem avaliação objetiva do ganho, portanto, exija que a regulagem seja checada.
Deste modo, a microfonia não pode ser considerada um evento comum, precisa e deve ser evitada para garantir o conforto do usuário!
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024