Aparelho Auditivo: Tenho certeza que conheço as primeiras perguntas que estão na sua cabeça e vou tentar respondê-las:
-
Todas as marcas de aparelhos auditivos são iguais?
Definitivamente Não! Principalmente em se tratando de crianças. Nem todas as marcas oferecem linhas pediátricas e as empresas acabam adaptando em crianças aparelhos auditivos que foram concebidos para adultos e isso não é adequado. Crianças não são adultos em miniatura e possuem necessidades que precisam ser respeitadas. A começar pelo algoritmo que vai definir a quantidade de pressão sonora que será introduzida na orelha da criança, o aparelho precisa sempre oferecer conforto. O ideal é que tenha ganchos com ângulos especiais para se acomodar melhor nas orelhas pequeninas, compartimento de baterias com trava de segurança, maior robustez e maior resistência à água.
Além disso, você deve se preocupar também com o profissional que irá atender sua criança, ele precisa ter formação específica e ter equipamentos adequados à população pediátrica. Dependendo da idade da criança o ideal é que o atendimento seja realizado por 2 profissionais.
-
Será possível esconder o aparelho auditivo?
Aconselho que você procure esquecer esta preocupação.
Orelhas pequenas não suportam aparelhos internos, pois o espaço não permite, além de não ser seguro nem confortável. Aparelhos auditivos não devem ser motivo de vergonha ou preconceito e é na família que ensinamos e praticamos esses conceitos. Ensine o seu filho a ter orgulho e cuidado com o seu aparelho auditivo. Torne-o atraente, permita que seja colorido e que combine com a personalidade do seu filho.
-
Será que meu filho terá um desenvolvimento normal?
Esta é uma pergunta difícil de responder mesmo para crianças ouvintes, pois são muitos os fatores que impedem ou dificultam o desenvolvimento de uma criança. O que precisa ser memorizado é que o desenvolvimento ocorre com a experiência e que, portanto, o aparelho auditivo precisa estar no ouvido para que o córtex seja adequadamente estimulado e para que ele cumpra o seu papel no desenvolvimento.
-
Meu filho ficará cansado de usar aparelhos auditivos? Posso retirar o aparelho quando eu achar que ele esta cansado?
Já parou para pensar que o seu ouvido esta ligado até mesmo enquanto você dorme? Portanto, esta não pode ser uma justificativa para retirar os aparelhos auditivos de uma criança. Pelos mesmos motivos que expliquei na pergunta anterior, os aparelhos auditivos precisam estar nos ouvidos para garantir a estimulação. Além disso, é muito provável que o seu filho vá precisar de um fonoaudiólogo especializado que possa orientar o desenvolvimento. Ele irá auxiliar a família a compreender a deficiência auditiva e oferecer as melhores estratégias de reabilitação.
As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024