Aparelhos Auditivos: Você sabia que o tempo de vida útil do seu aparelho auditivo depende muitos dos cuidados que você tem com ele?
Para que ele continue com bom funcionamento por mais tempo é necessário mantê-lo sempre limpo. Para isso use diariamente um lenço de papel para retirar o excesso de cera sempre que remover seus aparelhos auditivos, nunca use pano úmido. Dessa forma, você também evita que ele fique entupido e mudo.
Caso perceba que seus aparelhos auditivos estão mudos, a primeira coisa a se fazer é verificar se o filtro de cera não está entupido e, caso necessário, realize a troca por um novo.
Para a limpeza dos moldes de silicone e acrílico use água e detergente neutro ou pastilha de desinfecção própria para esse uso.
Procure sempre manter seus aparelhos longe de sujeira e poeira e ao retirá-los, guarde sempre na caixinha. Lembre-se também de mantê-los longe do alcance de crianças e animais domésticos.
Evite deixá-los em ambientes úmidos e sempre faça uso de um desumidificador, que pode ser a pastilha de sílica ou o desumidificador elétrico (o qual tem também ação antifúngica e antibactericida).
Para os aparelhos auditivos que não são recarregáveis, é importante sempre deixar a gaveta de bateria aberta quando não estiver usando, dessa forma evitamos que a bateria oxide dentro do aparelho podendo danifica-lo.
Tome cuidado para não derrubar os aparelhos auditivos no chão e quando identificar qualquer problema com eles fale com a sua fonoaudióloga e se necessário ela encaminhará para assistência técnica autorizada.
Nunca tente você mesmo realizar a manutenção dos seus aparelhos auditivos.
Não se esqueça de comparecer a todas as consultas de acompanhamento. Elas são importantes para verificar o funcionamento dos aparelhos auditivos e manter os ajustes sempre adequados para sua necessidade auditiva.
Tomando todos os cuidados, você terá seu aparelho funcionando perfeitamente por muito mais tempo.
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Sthefany Figueiredo