Aparelhos Auditivos: Provavelmente se você é usuário ou precisa de um aparelho auditivo, certamente já se perguntou por que um aparelho auditivo com tanta tecnologia muitas vezes pode precisar de acessórios?
Esta é sem duvida uma pergunta muito comum, pois na verdade, o paciente tem a expectativa de resolver todos os problemas de comunicação apenas com o aparelho auditivo. No entanto, citarei alguns pontos que devemos considerar:
– limitações do microfone: por mais adequado, tecnológico e fantástico que o seu aparelho seja, existem limitações na distância de captação do microfone. Deixando de lado as variações decorrentes ao grau e tipo da perda auditiva, precisamos lembrar que o aparelho auditivo é um dispositivo eletrônico e que possui limitações, portanto, caso você queira ouvir em distâncias maiores é provável que necessite de um microfone remoto.
– conexão com outras tecnologias: atualmente muitos aparelhos auditivos já possuem conexão direta com o celular, porém nem sempre a conexão contempla comunicação com todas as “linguagens”de bluetooh existentes hoje em dia. Portanto, para tornar seu aparelho compatível com diversas tecnologias algumas vezes, de acordo com o modelo de aparelho, é necessário um acessório que faça o pareamento destas diferentes linguagens.
– “Ouvir em situações desafiadoras”- precisamos nos lembrar que os ouvidos são apenas a porta de entrada para o cérebro e que, é no cérebro que os sons tratados e amplificados pelos aparelhos auditivos será compreendido. Deste modo, muitas vezes é comum ao paciente com perda auditiva a sensação de ouvir o som, mas nem sempre ter a compreensão do mesmo, principalmente se junto com o som que a pessoa quer compreender estejam outros sons. Pense por exemplo, em uma situação onde muitas pessoas falam ao mesmo tempo, pode ser um restaurante ou uma festa. A escolha do foco do interesse depende exclusivamente do usuário, ou seja, o aparelho auditivo irá amplificar provavelmente os sons de fala que estiverem ao redor do usuário, algumas tecnologias irão até dar mais ênfase em algumas falas de acordo com a localização dela, mas apenas o usuário pode eleger o seu foco de atenção e terá que utilizar as suas habilidades auditivas para conseguir “esquecer” os outros ruídos ou falas concorrentes. Existem acessórios que conseguem filtrar o ruído e enfatizar a fala transmitindo-a ao usuário, são equipamentos de frequência modulada, conhecidos popularmente como “FM”. Neste caso o usuário deve ter um receptor no seu aparelho auditivo que se comunica por meio de ondas de FM com um transmissor que pode ser utilizado pelo interlocutor que se quer ouvir.
Observando estes pontos mencionados, além de outros, é possível entender que o principal objetivo dos acessórios é melhorar a qualidade da comunicação. Tornar a comunicação mais fácil mesmo em situações de escuta mais difícil e assim melhorar a qualidade de vida e a satisfação do usuário.
As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024