Bullying é o termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia e sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. O bullying é um problema mundial, sendo que a agressão física ou moral repetitiva deixa sequelas psicológicas na pessoa atingida.
Infelizmente as crianças e ou adultos deficientes auditivos usuários de implantes cocleares ou aparelhos auditivos não estão protegidos do bullying. Muitas vezes, a discriminação começa dentro de casa. A família é o núcleo primário de socialização do indivíduo e é através dela que o indivíduo desenvolve uma visão de si mesmo e de seu valor perante à sociedade. A mãe que está preocupada em “esconder” ou “disfarçar” os aparelhos auditivos ou implantes cocleares do seu bebê, muitas vezes não se dá conta que está passando para ele que, apesar deste dispositivos serem maravilhosos e permitirem o desenvolvimento, são motivos de vergonha.
A aceitação deve começar dentro de casa, se dentro de casa os dispositivos não são motivo de vergonha e sim de orgulho, a criança vai desenvolver dentro de si este orgulho e vai saber o valor de si mesma perante à sociedade portando os seus dispositivos auditivos. Em primeira instância é a família que precisa encarar a deficiência auditiva como um problema com solução, problema este que não deve afetar o caráter ou a personalidade da criança.
Muitas vezes, com a intenção de proteger, a família acaba facilitando todas as aquisições da criança, pois “coitadinha, ela é surda”, sem perceber que este comportamento super protetor vai desenvolver crianças de personalidades difíceis. O mundo não estará ao seu dispor, como os seus pais, para satisfazerem suas vontades, e estas crianças mimadas se tornam alvos fáceis de bullying. Costumo brincar no consultório dizendo a seguinte frase:
“cuidado ao facilitar tudo para o seu filho devido à surdez, pois a surdez é facilmente corrigida pelos aparelhos auditivos ou implantes, porém chatice não tem cura e será provavelmente ela que tornará o seu filho diferente”
Normalmente crianças alvos de bullying são crianças ou jovens que possuem baixa autoestima e são retraídos tanto na escola quanto no lar. Estas características levam a ausência de reação o que é perfeito para que criar um ambiente propício ao bullying. Devemos preparar nossos filhos para a defesa, estimular que se expressem sem vergonha e de qualquer maneira.
Os aparelhos auditivos e implantes cocleares são acessórios que como os óculos reduzem ou até eliminam a dificuldade, portanto não precisam ser escondidos e podem ser lindos, divertidos, coloridos e encantadores. Neste ponto a indústria oftalmológica está muito à nossa frente, os usuários de óculos (deficientes visuais) são tidos como pessoas chiques, inteligentes, etc e muitas vezes óculos são objetos de desejo inclusive de pessoas com visão excelente.
Porque não podemos mudar esta realidade? Cabe aos profissionais orientar aos pais e também aos usuários sobre a função nobre que os dispositivos exercem e inclusive mostrar o quanto podem se tornar fashions e interessantes.
Em caso de dúvida, consulte um especialista.
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024