Zumbido: A Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido foi criada em 2006 pela Profª Drª Tanit Ganz Sanchez para realizar ações voluntárias de divulgação do assunto durante todo o mês de Novembro, período que inclui o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido (11/11).
A partir de 2014, a campanha recebeu o apelido de Novembro Laranja e passou a ser promovida pelo Instituto Ganz Sanchez (www.institutoganzsanchez.com.br). A partir de 2017, dois tipos de intolerância a sons, a Misofonia e a Hiperacusia, também passaram a ser divulgadas no Novembro Laranja, ganhando seus respectivos dias de conscientização (12/11 e 13/11).
Esta campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre o aumento dos problemas auditivos em todas as idades, causadas principalmente entre outros pelo aumento da poluição sonora e níveis de ruídos nas grandes cidades.
É considerado zumbido todo som que as pessoas escutam dentro dos ouvidos, especialmente no silêncio (apito, cigarra, chiado, panela de pressão, etc.). Se o zumbido ocorre há um sinal de algo não vai bem.
É fundamental que o indivíduo portador de zumbido ou ainda intolerante a sons saiba que isto ocorre principalmente em ouvidos mais vulneráveis, portanto os sintomas não podem ser ignorados, constituindo um alerta para investigação médica. A abordagem ideal nestas situações é a multidisciplinar, uma vez que possuem diversas causas.
Infelizmente o zumbido é mais comum do que se imagina, ele atinge mais de 20% da população mundial, incluindo crianças e adolescentes. Raramente aparece sozinho, estando geralmente associado a perda auditiva, hiperacusia (incômodo excessivo com o volume dos sons) ou a misofonia (incômodo com sons baixos e repetitivos).
Geralmente o indivíduo que apresenta zumbido tem maior dificuldade de concentração, maior dificuldade para dormir. Pode contribuir para quadros de ansiedade ou depressão.
Existem várias causas conhecidas do zumbido, e muitas delas podem ser prevenidas com alguns hábitos saudáveis:
– Evite sons altos (trabalho ou lazer), se não for possível evitar faça uso de protetores de ouvidos e faça intervalos periódicos de silencio (10 minutos por hora).
– Evite erros alimentares- jejum ou abuso de substâncias como açúcar e cafeína podem provocar ou aumentar o zumbido
– Alivie seu estresse com atividades relaxantes.
– Evite auto-medicação.
Se você tem este sintoma o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista o quanto antes para investigar o que esta afetando o seu sistema auditivo. Saiba que existem vários tratamentos que podemos melhorar ou até mesmo eliminar o zumbido, portanto a investigação da causa é fundamental.
Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024