Coceira no ouvido: Se você parou para ler esse artigo provavelmente já se viu desesperada coçando o ouvido!
Infelizmente a coceira no ouvido é enlouquecedora. A primeira iniciativa que muitas pessoas têm é coçar com algum instrumento. Frequentemente vemos pessoas realizando loucuras para coçar os ouvidos, como introduzir hastes flexíveis, grampos, chaves, caneta, unha, etc… Estas atitudes podem machucar o ouvido, em casos mais graves podem provocar uma ruptura do tímpano e não combatem a raiz do problema.
Antes de sair por aí procurando maneiras de aliviar a coceira, você precisa tentar descobrir a causa deste incômodo.
A coceira pode ser resultado de uma reação alérgica. Geralmente, neste caso, produtos que utilizamos na cabeça podem estar desencadeando este problema como, por exemplo, shampoo e ou sabonete.
Os brincos e piercings também podem provocar alergia e desencadear coceira no pavilhão e no conduto.
Algumas pessoas apresentam alergias alimentares que levam a esse famigerado sintoma. Nestes casos, o uso de antialérgicos (com prescrição médica), seguido da interrupção do contato com o agente causador, costuma resolver o problema.
Um outro elemento de uso diário que pode contribuir para coceira no ouvido, são os fones de ouvido, geralmente utilizados diariamente, mas raramente bem higienizados. Um fone de ouvido pode acumular fungos e bactérias que podem além da coceira causar uma infecção mais séria. Portanto, lembre-se de, esporadicamente, higienizar esses acessórios de maneira adequada.
O excesso de cerúmen no ouvido também pode ser responsável pela coceira. Apesar de sabermos que a cera é essencial para a proteção do ouvido contra agressores externos, se esta se acumula em excesso pode trazer alguns desconfortos, entre eles os mais comuns são a sensação de ouvido tampado e a coceira. Neste caso, somente um médico otorrinolaringologista poderá fazer a remoção e trazer alívio do sintoma.
O eczema também pode ter sua manifestação no ouvido (assim como em outras partes do corpo). Normalmente, neste caso, além da coceira, observa-se vermelhidão e descamação da pele.
Algumas infecções de ouvido também podem causar coceira. Normalmente as otites externas causadas por fungos deixam o paciente desesperado com esse sintoma.
Neste caso, apenas uma consulta médica e o uso de medicação adequada pode resolver o incômodo.
Sabemos bem que, comer e coçar basta começar, mas em se tratando do seu ouvido, antes de começar pense no quanto sua audição é valiosa para sua qualidade de vida e procure um médico. Não faça loucuras!
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024