LIBRAS ou Língua Brasileira de Sinais é a língua de sinais utilizada pelos surdos ou deficientes auditivos do Brasil. Trata-se de uma língua reconhecida legalmente como meio de comunicação e expressão, porém não é apenas a gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua a parte, que possui estrutura gramatical própria e que difere de outras línguas. Apenas para citar como exemplo em Portugal, apesar do uso do português, existe uma língua gestual portuguesa (LGP) totalmente diferente da LIBRAS.
Na LIBRAS os sinais representam as palavras e a forma de combinar estas palavras para comunicação obedece uma estrutura própria, portanto, não basta conhecer os sinais, é necessário conhecer a gramática da língua em todos os níveis linguísticos.
Comumente quem se comunica através da LIBRAS são as pessoas com Deficiência Auditiva de grau severo/profundo ou “Surdos”, que não receberam estimulação auditiva e oral adequadas para o desenvolvimento da linguagem oral. Muitas vezes o surdo tem a necessidade de uma pessoa (um familiar ou um intérprete de LIBRAS) para auxiliar no processo de comunicação, uma vez que o número de pessoas fluentes em LIBRAS na sociedade comum é muito pequeno. Atualmente algumas escolas preocupadas com o processo de inclusão possuem interpretes para garantir a comunicação de crianças e adultos usuários de LIBRAS. Assim, a implementação da LIBRAS no atendimento fonoaudiológico do surdo é essencial, pois esses pacientes frequentemente não recebem a atenção necessária, o que desmotiva a procurar o atendimento ou a continuar o acompanhamento do aparelho auditivo.
Atualmente, graças a triagem auditiva neonatal tem se tornado cada vez mais comum a reabilitação precoce da surdez, o que tem favorecido que os surdos desenvolvam a linguagem oral e necessitam menos da LIBRAS, porém sempre existirão indivíduos que terão necessidade da linguagem gestual para ter uma comunicação mais efetiva e abrangente.
Infelizmente encontramos muitos lugares que não são preparados para o atendimento usando esse tipo de linguagem.
Mas aqui na On Aparelhos Auditivos nós temos profissionais habilitados para esse atendimento especializado, para entender a história e queixa do paciente surdo e, desta forma, conseguir fazer uma melhor indicação e adaptação do aparelho auditivo.
As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024