Audiometria é o exame que avalia a capacidade do indivíduo ouvir e interpretar os sons. O exame deve ser realizado por fonoaudiólogos, pois este profissional está habilitado a identificar qualquer variação da audição.
O exame investiga a menor intensidade que o ouvido percebe sons em algumas frequências: 250Hz, 500Hz, 1000Hz, 2000Hz, 3000Hz, 4000Hz, 6000Hz e 8000Hz. A intensidade é medida em decibel. Neste exame o fonoaudiólogo depende da colaboração do paciente uma vez que precisa indicar toda vez que ouvir o estímulo sonoro.
Além da investigação dos limiares auditivos para tons puros em frequências específicas, realiza-se a audiometria vocal, que consiste em identificar inicialmente a menor intensidade que o paciente é capaz de compreender fala e, também, qual é o índice de percepção de fala no silêncio para palavras monossílabas e dissílabas.
A pesquisa dos limiares auditivos ocorre por via aérea, ou seja, os estímulos são apresentados através de um fone de ouvido e percorrem todo o sistema auditivo e, também, por via óssea quando o estímulo é apresentado através de um vibrador colocado na mastoide.
Por meio de diferenças observadas entre as respostas obtidas por via aérea e por via óssea, o examinador consegue determinar o local da lesão auditiva.
Apesar de ser um exame extremamente simples, ele fornece um grande número de informações, sendo considerado o mais completo e adequado, quando bem feito, para informar a respeito da saúde auditiva.
Neste exame considera-se o trajeto completo do som, desde sua entrada no meato acústico até sua recepção pelo córtex auditivo.
É bastante útil também na avaliação infantil, mas por muitas vezes, necessita de alguns cuidados simples. Como crianças tem dificuldade em responder, ou se manter atenta à avaliação, o ideal é que a audiometria seja realizada com dois avaliadores. Deste modo, um avaliador fica com a criança dentro da cabina acústica e outro fica manuseando o audiômetro.
Normalmente se estabelece uma brincadeira com a criança com o objetivo de condicionar uma resposta motora à presença do estímulo auditivo (por exemplo: Toda vez que você ouvir o passarinho, deve colocar esta peça dentro do balde).
Em condições normais a audiometria tem validade de 1 ano. É sem dúvida o melhor instrumento para a seleção e adaptação de próteses auditivas.
Segue abaixo o audiograma de sons familiares que demonstra como os sons do dia a dia são distribuídos de acordo com as diferentes frequências e intensidades:
Em caso de dúvida, consulte um especialista.
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024