Neste mês a campanha NOVEMBRO LARANJA, criada pelo Instituto Ganz Sanchez tem como objetivo conscientizar a população sobre os seguintes sintomas: zumbido, misofonia e hiperacusia.
Hiperacusia é a diminuição da tolerância ao volume dos sons comuns, como TV, música, conversas, trânsito, eletrodomésticos, etc. O paciente se incomoda demais com o volume dos sons normalmente ouvidos no dia a dia, muitas vezes utiliza protetores auditivos o dia todo como forma de evitar o desconforto. É um sintoma que pode ocorrer em qualquer idade e tem ocorrido cada vez com maior frequência. Raramente aparece sozinho, podendo estar acompanhada de sintomas como zumbido (“som do silêncio”), misofonia (incomodo com sons baixos e repetitivos) e perda auditiva.
Muitas vezes o sintoma é tratado como frescura levando à grande frustração por parte dos portadores. É comum observarmos o isolamento social dos pacientes acompanhado de quadros de depressão e ansiedade.
O tratamento principal para a hiperacusia é a informação e o aconselhamento, porém alguns casos precisam de medicação e/ou terapia sonora para dessensibilização dos sons. Como muitas vezes vem acompanhada de outros sintomas, o atendimento multidisciplinar é fundamental, assim como a avaliação completa das vias auditivas.
Fonte: Instituto Ganz Sanchez
Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024