O Implante Coclear é um dispositivo eletrônico introduzido cirurgicamente na orelha interna. Diferente do que ocorre com os aparelhos auditivos, que amplifica a onda sonora para ser captada pelos restos auditivos do paciente, o implante coclear restaura a função das células ciliadas externas estimulando diretamente o nervo auditivo.
O dispositivo é composto por duas partes:
- Componente interno: formado por uma antena receptora, um microchip e um feixe de eletrodos
- Componente externo: composto por um processador de fala, antena transmissora e cabos
O componente interno é implantado cirurgicamente e o feixe de eletrodos fica posicionado dentro da cóclea (o órgão responsável pela audição). Após aproximadamente 30 dias do ato cirúrgico ocorre a ativação do componente externo que é o processador de fala. O processador capta a onda sonora e a transforma em sinal elétrico. O sinal elétrico será encaminhado via antena transmissora à antena receptora do componente interno e chegará aos feixes de eletrodos localizados na cóclea e, desta forma, estimulará eletricamente os feixes do nervo auditivo dando a sensação de audição.
A indicação do implante coclear ocorre quando o portador de perda auditiva não se beneficia com os aparelhos auditivos convencionais. Isto normalmente acontece em casos de perdas auditivas neurossensoriais de grau severo a profundo, pois devido ao reduzido número de células ciliadas a onda sonora mesmo amplificada não é conduzida pelas poucas células aos feixes do nervo auditivo e, desta forma, a estimulação auditiva é insuficiente. O implante coclear por sua vez, substitui a função das células e estimula diretamente o nervo auditivo.
O implante coclear garante a audibilidade, porém para que o som seja interpretado é importante que o cérebro esteja pronto para recebê-lo. Os ouvidos são apenas as portas para o cérebro e o estimulo auditivo somente será interpretado no córtex cerebral. Portanto, os maiores benefícios do implante coclear no que se refere a compreensão de fala ocorre em indivíduos que perderam a audição após já terem adquirido a linguagem oral e possuem córtex auditivo sensível à estimulação auditiva ou ainda para crianças que mesmo sem terem recebido estimulação auditiva anterior, estão em processo de formação e amadurecimento do córtex auditivo.
Quando bem indicado, o implante coclear oferece resultados surpreendentes aos seus usuários, permitindo audibilidade para os sons de fala. Permite, o desenvolvimento de fala e linguagem compatíveis com a idade em crianças, melhora da comunicação e do convívio social.
Veja como ele funciona: