Você sabe o que é Implante Coclear?
O Implante Coclear é uma solução para pessoas que apresentam perda auditiva neurossensorial de grau severo a profundo e que não apresentam benefícios com os aparelhos auditivos convencionais.
Como funciona o Implante Coclear?
Dentro da nossa orelha interna temos um órgão conhecido como cóclea e dentro dele encontram-se as células ciliadas responsáveis em transformar o sinal acústico em impulsos elétricos e enviá-los para o cérebro. Acontece que, por diferentes motivos, essas células podem sofrer danos ou até mesmo baixa, resultando no surgimento da perda auditiva. Nesse caso o Implante Coclear assumirá a função dessas células.
O Implante Coclear é composto por dois dispositivos, sendo eles um processador sonoro externo e um receptor interno.
O processador capta o sinal sonoro e o transforma em sinal digital. Por meio de uma antena envia a informação ao receptor que, por sua vez, transforma o sinal digital em sinal elétrico. Esse sinal navega até um conjunto de eletrodos inseridos na cóclea. Os eletrodos são responsáveis por estimular o nervo auditivo e este, consequentemente, envia a mensagem ao cérebro.
Antes do Implante Coclear
O processo de indicação para o implante Coclear conta com a avaliação conjunta de uma equipe multidisciplinar composta essencialmente por otorrinolaringologista, fonoaudiólogo e psicólogo especializados, que avaliarão se o paciente é candidato ou não para o implante.
Como é realizada a cirurgia
A cirurgia tem duração aproximada de 3 horas e é realizada mediante anestesia geral por um otorrinolaringologista especializado. Nela, um pequeno corte é feito atrás da orelha e posteriormente uma abertura no osso mastóide (protuberância óssea localizada atrás da orelha), para inserir os componentes internos do implante e em seguida o conjunto de eletrodos é inserido na cóclea.
O profissional de fonoaudiologia acompanha o processo cirúrgico, pois antes do término da cirurgia, é ele quem conectará o implante ao computador e avaliará se o mesmo está funcionando adequadamente.
Como funciona a ativação do Implante Coclear
Um mês após a cirurgia, acopla-se um processador sonoro externo ao implante, ocasionando a ativação do mesmo. Esse papel é de competência do fonoaudiólogo, que também tem a função de realizar a programação e ajustes do implante. É só neste momento que o paciente efetivamente começará a ouvir.
O Implante Coclear pode restabelecer a audição a limiares significativos, melhorando a qualidade de vida, interação social e, em casos de crianças que nasceram com perda auditiva e foram implantadas precocemente, possibilitar o desenvolvimento de fala e linguagem.
Leia também: https://onaparelhosauditivos.com.br/protese-adhear-medel-lanca-oficialmente-protese-que-dispensa-cirurgias/
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fgª Monique Ferreira