Otite Externa: Agora com a chegada do verão e, consequentemente, o aumento do uso de piscinas, mares e rios observamos uma maior incidência dos casos de otite externa.
A otite externa é uma inflamação ou infecção no condutivo auditivo externo, causada por fungos ou bactérias.
Muitas vezes a colocação de objetos como hastes flexíveis, chaves, tampas de caneta e grampos na orelha causam pequenas lesões na pele do conduto auditivo, as quais são porta de entrada para a proliferação de bactérias e fungos que causam infecções.
A permanecia por muito tempo na água também pode ser causa da otite externa uma vez que a água de piscina, mares e rios pode ser contaminada. Além disso, nessas situações, como o ouvido permanece molhado por muito tempo os fungos que estão em contato com a nossa pele também podem provocar uma infecção no conduto auditivo.
Os principais sintomas são:
- Plenitude auricular, sensação de ouvido tampado.
- Dor aguda na região da orelha, ficando sensível a qualquer toque.
- Presença de secreção.
- Coceira
Ao sentir qualquer um desses sintoma procure um médico que ele irá passar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico da otite externa é realizado pelo médico otorrinolaringologista por meio da análise clínica, onde é levado em conta os sintomas apresentados pelo paciente junto com a realização da otoscopia, exame do conduto auditivo pelo qual é possível observar seu aspecto (se está inchado, com edema ou possui alguma secreção).
Em casos de pacientes diabéticos, imunossuprimidos e que estão realizando quimioterapia é importante procurar por ajuda médica o mais rápido possível, pois a otite externa pode ter efeitos ainda mais graves.
Para pessoas que ficam em constante contato com água de piscina, mares e rios existem os tampões personalizados, que são confeccionados em centros auditivos sob medida, eles são feitos de silicone e com material flutuante. Fazendo uso deles podemos evitar que a água penetre no conduto auditivo, sendo essa uma forma de prevenção contra a otite externa.
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Sthefany Figueiredo