A perda auditiva por ruído tem aumentado significativamente a medida que os jovens fazem o uso prolongado de fones de ouvido. Basta estar entre jovens para observar que é extremamente comum vê-los com fones de ouvido praticamente durante todo o dia.
Apesar do equipamento ser de uso individual é bem frequente sermos capazes de ouvir mesmo um pouco distante o que o usuário está ouvindo devido ao volume excessivo.
O problema é que a maioria nem imagina que pode estar prejudicando a audição por estar utilizando o equipamento de maneira inadequada. A Perda auditiva induzida por ruído (PAIR) é a perda causada pela exposição prolongada a níveis de ruído fortes.
Quando o ouvido é exposto de forma repetida e prolongada a fortes intensidades, as células ciliadas tem os seus cílios lesados causando a perda auditiva. Normalmente a perda afeta mais as frequências agudas, pois as células responsáveis pelos sons agudos se localizam mais perifericamente e são as primeiras afetadas.
Trata-se de uma perda neurossensorial, que é irreversível. A perda auditiva causada por exposição a ruído comumente vem acompanhada de zumbido ou tinnitus, um som não proveniente do ambiente externo. O zumbido por sua vez, por trazer grande incômodo pode acarretar transtornos de atenção, ansiedade, insônia e até depressão.
A perda auditiva por ruído está relacionada diretamente a exposição prolongada ao ruídos fortes. Estudos recentes sugerem um nível seguro de exposição de até 85 decibéis por 8 horas ao dia.
Veja abaixo alguns níveis de ruído:
- Chuva – 40 decibels;
- Conversa normal – 60 decibels;
- Tráfego em via movimentada – 85 decibels;
- Secador de cabelo – 90 decibels;
- Show de Rock – 105 decibels;
- Moto Serra – 110 decibels;
- Ipod no volume máximo – 115 decibels;
- Martelo Hidráulico (britadeira) – 120 decibels;
- Fogos de Artifício – 140 decibels.
Fonte: Dangerous Decibels Brasil
Como evitar a perda auditiva por ruído?
A única forma de evitar a perda auditiva induzida por ruído é a prevenção. Não devemos ficar expostos por horas seguidas a ruídos fortes. Portanto, o uso dos fones de ouvido precisa estar limitado a poucas horas do dia e a intensidade não deve ultrapassar 70% do equipamento. Outra medida eficiente para evitar a PAIR é utilizar protetores auditivos sempre que for necessária a exposição a sons de forte intensidade.
Como tratar a perda auditiva induzida por ruído?
A perda auditiva induzida por ruído é irreversível e pode ser progressiva caso o indivíduo não cesse a exposição. Após a perda auditiva instalada, a solução é utilizar aparelhos auditivos que possam amplificar as frequências acometidas. Atualmente estes aparelhos também tem se mostrado eficazes para amenizar o zumbido que acompanha as perdas.
Prevenção como sempre é o melhor remédio! Ao utilizar fones de ouvido saiba que você precisa proteger o seu órgão auditivo. Utilize fones por poucas horas e NUNCA no volume máximo. O seu ouvido agradece!
Em caso de dúvida, consulte um especialista.
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024