Perda Auditiva Unilateral: Embora a maioria dos pacientes com surdez unilateral refira que ouvem bem e que não precisam de nenhum recurso para ouvir melhor, sabe-se que existem sim algumas dificuldades. Como alguns desses pacientes nasceram com essa perda, eles se adaptaram a essa condição auditiva, com isso não percebem de forma consciente as dificuldades, embora elas existam. Já para pacientes que adquiriram a perda ao longo da vida as implicações se tornam notáveis.
QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE O PACIENTE COM PERDA UNILATERAL APRESENTA?
Dificuldade de compreensão de fala, principalmente em situações de ruído e localização da fonte sonora são as maiores implicações encontradas por pessoas com perda auditiva unilateral. Essa dificuldade de localização se dá pois, o som é percebido de forma diferente entre as orelhas dependendo do lado em que o mesmo é emitido. Por exemplo: se o som foi emitido do lado direito ele chegará mais rápido e mais alto na orelha direita, com isso o cérebro recebe uma “pequena dica” de onde o som se originou ajudando-o a estabelecer sua localização.
Já no caso da compreensão de fala precisamos pensar que o que ouvimos é uma soma do que é recebido pelas duas orelhas e que o cérebro precisa juntar essas informações para identifica-las e compreende-las. Quando existe prejuízo auditivo em uma das orelhas ele precisará de um maior esforço na tentativa de “compensar” essa falta o que acaba gerando um cansaço auditivo e não ajudando muito, pois a dificuldade permanece. Em situações de fala com presença de ruído a compreensão fica muito mais comprometida, uma vez que a habilidade de separar os sons dos ruídos ambientais depende diretamente da audição binaural.
Indivíduos com perda auditiva unilateral criam estratégias facilitadoras em diversas situações cotidianas na tentativa de minimizar os prejuízos causados pela perda auditiva.
Se você é portador de surdez unilateral certamente se identificará com alguma, se não com todas, as dificuldades que citaremos a seguir.
– Posicionar-se estrategicamente para ouvir melhor. Em 100% dos casos de surdez unilateral a pessoa direciona o lado da melhor orelha para o interlocutor ou fonte sonora de interesse. Seja virando a cabeça, sentando-se ou se posicionando de forma que a situação auditiva priorize o melhor lado da audição.
– Maior dificuldade de compreensão de fala em conversas com mais de um interlocutor ou em ambientes com ruído competindo. Reuniões, restaurantes, bares com música ao vivo, festas.
– Conversa dentro do carro. Aquela situação que você está com a melhor orelha direcionada para a janela do carro e o interlocutor sentado ao lado da orelha com perda. Se você estiver dirigindo, ficar virando a cabeça a todo momento para entender melhor atrapalha bastante.
– Falar ao telefone. Obviamente ao fazer uma chamada telefônica você posicionará o telefone na melhor orelha, desconectando-a das outras situações sonoras que não envolvam a ligação. Deixando livre apenas a orelha com perda que não captará nada ao seu redor.
Se até então você acreditava não ter nenhum problema por conta da sua perda auditiva, mas se identificou com algumas dessas dificuldades, saiba que existe solução para minimiza-las. Basta você procurar um profissional de saúde auditiva e solicitar uma avaliação.
Entre em contato com um de nossos profissionais!
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fgª Monique Ferreira