Apneia do Sono: Um estudo publicado no Archives of Otolaryngology – Head & Neck Surgery estabeleceu uma relação entre a apneia do sono e a perda repentina da audição, mal que atinge quatro mil pessoas anualmente nos Estados Unidos, segundo o National Institutes of Health. A análise foi liderada por pesquisadores da Taipei Medical University Hospital, em Taiwan.
Os pesquisadores analisaram os prontuários médicos de 3.200 indivíduos que apresentaram histórico de perda auditiva súbita entre os anos de 2000 e 2008. Compararam cada paciente com outros cinco da mesma idade e sexo, porém sem problemas de surdez. Foram avaliados 19 mil pessoas e dessas 240 foram diagnosticadas com apneia do sono e perda auditiva súbita.
Os pesquisadores revelaram ainda que dentre os homens com perda auditiva súbita existia uma probabilidade 48% maior de ter apneia do sono em comparação aos demais pacientes.
Os pesquisadores acreditam que a apneia do sono, conhecida por aumentar o acúmulo de placas nos vasos sanguíneos, pode afetar vasos em regiões do cérebro que controlam a audição ou ainda vasos que nutrem os nervos responsáveis pela audição.
Além disso, pacientes com apneia apresentam maior relação com a presença de obesidade e desordens cardíacas, o que também contribui para inflamação e mudanças ocorridas nos vasos sanguíneos.
A apneia do sono é facilmente diagnosticada e possui fácil tratamento, já a perda auditiva súbita tem melhor prognóstico quando a intervenção médica ocorre de forma imediata.
Existem alguns sintomas que podem ser sinais de que o paciente é portador de apneia do sono:
– roncar durante o sono;
– acordar várias vezes a noite;
– apresentar paradas de respiração ou sufocamento durante o sono;
– não ter sono repousante, ou seja, se sentir muito cansado mesmo após uma noite de sono;
– ter dores de cabeça ao acordar;
– diminuição de rendimento intelectual;
– alterações de concentração e memória;
– irritabilidade e depressão;
– impotência sexual;
– acordar para urinar ou perder urina durante o sono.
O ideal é procurar um médico para realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível.
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024