Aparelhos Auditivos: Quem usa aparelhos auditivos sabe como estes são importantes para a melhora da qualidade de vida e entendem como é difícil ficar sem eles. Portanto, se você não quer perder o seu amigo de uma hora para outra, precisa estar preocupado em cuidar bem dele.
A maior inimiga do aparelho auditivo é a umidade. A própria transpiração do dia-a-dia e o cerúmen podem levar umidade ao aparelho auditivo, que pode causar danos no circuito interno ou mesmo obstruir peças do aparelho, como por exemplo, o microfone. Por muitos anos, o recomendado era a utilização da sílica gel que absorve moléculas de água, porém atualmente podemos utilizar medidas muitos mais eficientes. Sem dúvida, os desumidificadores elétricos são mais eficientes na remoção da umidade do aparelho auditivo.
Os desumidificadores elétricos atuais além de absorver rapidamente a umidade possuem função anti-germe para aparelhos auditivos e moldes. Sem dúvida além de aumentar a vida útil do seu aparelho você irá melhorar sua performance e aumentar a estabilidade na qualidade sonora.
Além de colocar o seu aparelho diariamente no desumidificador outro cuidado que você deve incorporar na sua rotina é a limpeza quinzenal com álcool isopropílico. Todo o corpo do aparelho deve ser limpo, mas você deve dar atenção especial aos contatos elétricos que ficam impregnados por sujeira e acabam dificultando a conexão com acessórios.
Os moldes por sua vez, precisam ser lavados semanalmente, com água e sabão neutro e devem ser muito bem secos antes de serem conectados ao aparelho. Se você é usuário de olivas, também deve lavá-las sempre lembrando que precisam ser retiradas do aparelho e que somente podem ser recolocadas quando estiverem secas.
Qualquer dúvida ou dificuldade não hesite em procurar um fonoaudiólogo para auxilia-lo. Nunca faça consertos sozinho nos seus aparelhos auditivos, pois poderá danificá-lo e comprometer sua vida útil!
Queremos ver você ouvindo melhor e sempre!!
As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024