O sistema Roger é uma tecnologia de microfones sem fio, desenvolvida pela Phonak para promover acessibilidade para pessoas que possuem dificuldade para ouvir e entender a fala quando o ruído ou a distância atrapalham.
É um sistema composto por duas partes, um microfone e um receptor. Possuem transmissão totalmente digital e adaptativo do sinal de fala.
No ambiente escolar, o Roger desempenha um papel fundamental, pois a distância que a criança fica do professor, os ruídos, o eco ou falta de contato visual dificultam ouvir adequadamente. Esse sistema capta o sinal de fala (Ex: do professor) e transmite, sem fio, diretamente para os aparelhos auditivos ou implantes cocleares.
O Roger Touch Screen Mic é o mais indicado para esse ambiente. Um microfone simples e de fácil uso para o professor utilizar com um cordão ao redor do pescoço. Ele possui uma função de microfone automático que muda de acordo com a situação em que o indivíduo está exposto na sala de aula. Pode-se colocar também em cima da mesa para captar a fala de um grupo de pessoas.
A tela touch é fácil de ser manuseada e as luzes indicadoras auxiliam os professores e os pais.
O equipamento também conta com 1 cabo P2, o qual o paciente pode plugar em computadores, celulares e tablets e ter o som desses equipamentos direto no seu aparelho e/ou implante coclear.
O sinal de fala chega claro e limpo ao usuário, livre de interferência, o que não acontece com o Sistema FM em que é necessário mudar os canais de transmissão para que essa interferência não ocorra.
Esse sistema, de acordo com as evidências literárias, mostraram que o Roger apresenta um melhora de até 54% na compreensão de fala comparado com outros Sistema FM e 35% de benefício em comparação com o sistema FM dinâmico.
O desenvolvimento da criança com alterações auditivas deve ser considerado a todo momento e a tecnologia está presente favorecendo cada vez mais a integração e a comunicação efetiva desse público tão especial.
Agende um horário e venha nos conhecer!
As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Luciane Vergueiro Neves Dias
CRFª 2-9551