Tecnologia Marvel: Hoje sabemos que os aparelhos auditivos com toda a sua tecnologia auxiliam muito na qualidade de vida dos usuários. Os recursos tecnológicos avançam rapidamente e devemos desfrutar de todos esses benefícios.
Mesmo utilizando corretamente os aparelhos auditivos, os usuários ainda se queixam de dificuldades no telefone, assistir televisão ou mesmo compreender em ambientes ruidosos. A linha com tecnologia Marvel e os acessórios de conectividade da Phonak foram desenvolvidos para auxiliar nestas situações de escuta difícil.
A fonoaudióloga deve entender a dificuldade do paciente e levar soluções para que ele tenha um benefício maior com o uso dos AASI(s).
Vamos falar de dois tipos de aparelhos: os que fazem transmissão direta e aqueles que precisam de acessórios.
Linha MARVEL: Esses aparelhos fazem conexão DIRETA com os celulares (IOS ou Android) e o som chega diretamente nos aparelhos auditivos, como um fone de ouvido. Também conseguimos fazer a conexão direta com qualquer outro sistema que tenha bluetooth, como televisão, computador, entre outros.
Uma outra linha de aparelhos Phonak utiliza acessórios de conectividade:
O paciente pode utilizar o acessório preso a roupa ou como forma de colar, assim a transmissão do som do celular, televisão ou qualquer outro sistema que tenha bluetooth será transmitido diretamente nos aparelhos auditivos
E ambientes com ruído, como auxiliamos o paciente?
Neste tipo de tecnologia teremos diferentes acessórios, como por exemplo:
- Na escola, pacientes que possuem perda auditiva se beneficiam do sistema FM. Este sistema capta a voz do professor e o ruído de fundo não é percebido.
- Quando o interlocutor quer conversar direto com o usuário e está distante temos o Remote MIC. Este acessório melhora a conversação à distância e também na presença de ruído.
- Um outro acessório que podemos utilizar tanto na vida profissional como social, é o Roger Pen. Ele ajudará em restaurantes, festas, ambientes de trabalho onde a compreensão fica mais prejudicada devido aos níveis de ruído elevados. E também fazem conexão com qualquer dispositivo bluetooth.
Nós, como profissionais da audição, devemos estar atentos as necessidades do paciente e direcionar os recursos disponíveis para melhorar a qualidade de vida do usuário.
As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga. Luciane V. Neves Dias