O zumbido é “a percepção do som na ausência de som externo”, ou seja, estes sons identificados como zumbido, assobio ou burburinho nos ouvidos, apenas podem ser ouvidos pela pessoa afetada.
Aproximadamente de 10 a 15% da população sofre de zumbido, mas a maioria dos casos não é tratada. Isso ocorre devido à falta de informações e ao fato de que a maioria das pessoas não tem consciência de quem as poderá entender e ajudar.
Infelizmente o zumbido que não recebe atenção profissional especializada pode levar a transtornos do sono, problemas de concentração, estresse, depressão e até mesmo isolamento social.
O tratamento do zumbido é feito por profissionais da saúde auditiva especializados no assunto, normalmente médicos otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos. É muito importante iniciar o tratamento com profissional adequado assim que o zumbido seja percebido.
Que alívio!
A abordagem eficaz
Embora milhões de pessoas sintam a angústia causada pelo zumbido, somente algumas têm consciência dos métodos usados para aliviá-las desse companheiro indesejado. Embora não exista uma cura para o zumbido, você ficará aliviado em saber que existem várias formas eficazes de aconselhamento e tratamentos disponíveis. Assim que você tiver consciência do zumbido, a primeira etapa é falar com um especialista em tratamento do zumbido perto de você para obter informações mais aprofundadas.
Trate seu zumbido de forma eficaz
As pesquisas mais recentes no tratamento de zumbido apontam que a forma mais eficaz de trata-los é através da correção da perda auditiva (caso ela exista), através de aparelhos auditivos, ou com a utilização de geradores sonoros.
A tecnologia dos aparelhos auditivos Phonak utilizados na On possui plataforma específica para tratamento do zumbido, sendo indicadas para o alívio desse sintoma para pacientes com e sem perda auditiva.
O que esperar
O que posso esperar da minha primeira consulta com um profissional de saúde auditiva?
Não existe um procedimento padrão para o diagnóstico ou tratamento do zumbido, mas você pode esperar algumas etapas básicas na sua avaliação. Não desanime nem tenha receio do teste auditivo – a maioria das pessoas com zumbido crônico tem algum grau de perda auditiva, normalmente leve e dificilmente perceptível. É por isso que um teste auditivo está sempre ligado à avaliação do zumbido.
- Etapa 1: Avaliação do zumbido através de um questionário
- Etapa 2: Análise do zumbido e teste auditivo
- Etapa 3: Explicação dos seus resultados individuais da etapa 1 e 2
- Etapa 4: Explicação de quais produtos do Portfólio Phonak Tinnitus Balance são recomendados para seu zumbido
- Etapa 5: Aconselhamento e estabelecimento de objetivos
Referência opcional a outros profissionais, por ex., otorrinolaringologista, fisioterapeuta, dentista.