O zumbido é um som percebido nos ouvidos ou na cabeça apenas de quem o sente. Normalmente o zumbido se agrava no silêncio.
Este sintoma é mais comum do que se imagina e pode surgir sozinho, mas normalmente vem acompanhado de perda auditiva e/ou tontura. Infelizmente por ser um incômodo constante, pode afetar o sono, a concentração e o equilíbrio emocional.
Este sintoma é comumente um sinal de algo errado na via auditiva, pode ter o som semelhante a uma abelha, cigarra, panela de pressão, cachoeira, chiado, apito, motor, sirene, ou ainda barulhos inusitados como melodias musicais ou até mesmo vozes.
É um sintoma comum, sendo que no Brasil afeta 1 a cada 5 pessoas. As pessoas que são acometidas por este problema ouvem um som persistente, que pode variar em intensidade e frequência. Muitas vezes, o paciente pode experimentar a sensação de ouvir vários zumbidos diferentes.
A causa mais comum do zumbido é a alteração na via auditiva, porém não é a única, é comum sentirmos zumbido temporário por exemplo após a exposição prolongada a sons fortes, porém existem outras causas, como problemas de saúde como:
- Diabetes, problemas na coluna cervical;
- Doenças neurológicas
- Odontológica;
- Musculares na região da cabeça e pescoço;
- Medicamentos ototóxicos;
- Alterações hormonais;
- psiquiátricas;
- Estresse;
Entre outras causas.
Como as causas do zumbido são multifatoriais, não existe tratamento único, porém se bem diagnosticado, atualmente, podemos ter melhora do sintoma em até 80% dos casos, desde que a causa seja identificada e corretamente combatida. Nestes casos, é imprescindível o atendimento multidisciplinar.
O diagnóstico é realizado com uma bateria de exames inicialmente audiológicos, além de uma anamnese detalhada. O profissional precisa identificar as possíveis causas de zumbido para que possa eleger os especialistas mais adequados para avaliar o paciente.
Ao menor sinal de zumbido o recomendado é procurar um otorrinolaringologista e inciar a investigação pela via auditiva. Não existe mágica no tratamento do zumbido, porém principalmente nos casos com alteração de via auditiva alguns aparelhos auditivos representam importante e eficaz ferramenta no combate ao problema.
Em caso de dúvida, consulte um especialista.
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024